I Seminário Brasileiro de Museologia de Terreiro
O I Seminário Brasileiro de Museologia de Terreiro reuniu no dia 9 de setembro de 2025, no Instituto de Patrimônio Artístico Nacional – IPHAN, no Rio de Janeiro, representantes de museus de terreiro de diversos estados do Brasil, em torno de temas que foram debatidos pela primeira vez em um evento dedicado exclusivamente a este campo da Museologia.
O seminário é uma idealização conjunta do Ilê Omolu Oxum e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob a coordenação do professor Mario Chagas e do pesquisador e curador Marco Antonio Teobaldo, realizado em parceria estratégica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e a Defensoria Pública da União (DPU).
O evento representa um marco na discussão sobre a preservação e valorização do patrimônio cultural dos povos de terreiro no Brasil, abordando temas fundamentais como musealização, documentação e proteção da memória das religiões de matriz africana-brasileira.
“Este seminário inaugura um espaço necessário de reflexão sobre como podemos preservar e potencializar ainda mais a riqueza cultural dos terreiros brasileiros e aponta para a formação de uma Rede de Museologia de Terreiro”, destaca o professor Mario Chagas, um dos idealizadores do evento.
O pesquisador e curador Marco Antonio Teobaldo, co-idealizador do seminário, ressalta o caráter inédito da iniciativa: “Estamos realizando pela primeira vez um mapeamento sistemático dos museus de terreiros existentes no Brasil. Este trabalho pioneiro nos permitirá compreender como essas instituições têm atuado na preservação da memória afro-brasileira e identificar as necessidades específicas para fortalecer essa rede de patrimônio cultural”.
Segundo Teobaldo, o mapeamento revela a diversidade e a riqueza das iniciativas museológicas desenvolvidas pelos próprios terreiros, muitas vezes de forma independente e com recursos limitados, mas com um compromisso fundamental em relação à transmissão das tradições ancestrais.
A programação técnica inclui cinco mesas temáticas.
